Resenha do Filme Como Estrelas na Terra
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO POLÍTICA E SOCIEDADE
DIDÁTICA B
NOME: Thaine Ribeiro Santos TURMA: Geografia Noturno - 2011/2
Resenha e Reflexão do Filme: “Como Estrelas na Terra”
O filme é um relato da história do pequeno Ishaan uma criança especial e mal compreendida pelos pais e professores. O pequeno Ishaan de apenas nove anos de idade tinha dificuldade de aprender a ler e escrever. A causa desse déficit de aprendizado estava atribuído a uma patologia neurológica conhecida como dislexia. A família do menino desconhecia o problema, atribuíam o pouco rendimento escolar a fatores comportamentais, como a falta de interesse, preguiça, mau comportamento etc. A escola era hostil, a professora esperava bons resultados, mas não se engajava em investigar as causas que dificultavam o aprendizado. Neste sentido, o desempenho “negativo” era motivo de repressão e castigo. Ishaan sofria castigos físicos e humilhações violência que o deixava marcado emocionalmente, e aprofundava ainda mais sua dificuldade.
Neste contexto, os pais se viram obrigados a colocá-lo em um colégio interno mesmo contra a vontade do menino. A atitude da família o deixou muito triste, sentia-se abandonado pelas pessoas que mais amava, a decepção era tanta que o fez desistir de aprender, perdeu a vontade de fazer o que mais gostava que era desenhar. A realidade da nova escola não era diferente da anterior, os professores não estavam preparados em trabalhar com criança especial.
A escola era autoritária e militarista, os professores exerciam sua autoridade com vigor e rigidez. As metodologias de ensino eram arcaicas, os alunos se viam obrigados a decorar e seguir o que o docente determinava ser correto. Ishaan era uma criança á frente das demais, não se adaptava a escola e ao sistema educacional. Era estimado como um aluno “fracassado”, na visão dos professores sua “deficiência intelectual” era percebida mais do que suas habilidades.
A