resenha do filme como estrela na terra toda criança é especial
INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
Curso a distancia de Pedagogia Etapa: 03
RESENHA: COMO ESTRELAS NA TERRA TODA CRIANÇA É ESPECIAL
Esse filme foi dirigido por Aamir Khan com o título original “Taare Zameen Par – Every Child is Special”, o lançamento foi em 2008 e se passa na Índia. O filme tem duração de 165 minutos e é o gênero drama. Conta a história de um menino de nove anos chamado Ishaan Awasthi, ele sofre de dislexia, estuda em uma escola normal e repetiu uma vez o terceiro período e está correndo o risco e isso acontecer de novo. O menino diz que as letras dançam em sua frente e não consegue acompanhar as aulas e nem prestar atenção. Seu pai acredita que ele é indisciplinado e o trata com rudez e falta de sensibilidade.
Quando o pai é chamado na escola para conversar com a diretora, o mesmo decide levar o filho a um internato. O menino fica com menos vontade de aprender e de ser uma criança. Ele acaba ficando deprimido, sente falta da mãe, do irmão mais velho e da vida. O internato mantém uma filosofia baseada na disciplina, onde as regras devem ser cumpridas. De repente aparece um professor substituto de artes, este não era um professor tradicional, não seguia rigorosamente as normas da escola, tinha uma própria metodologia.
Quando o professor conhece Ishaan, percebe que o menino sofre de dislexia e decide ajudá-lo. Este não era um problema desconhecido pelo educador que decide tirar o garoto do abismo no qual se encontrava. Ele ensinou Ishaan a ler e escrever, a partir desse momento o menino vai superando a opressão da família e suas próprias limitações, passa a ver dentro da escola, um novo significado. O filme mostra a importância do professor e seu poder de transformação nos alunos. É necessário que o educador tenha sua própria metodologia de ensino, de forma a estimular a compreensão dos alunos, tornando a sala de aula, um lugar agradável e estimulante.
Na