RESENHA DO FILME CISNE NEGRO
Nome: Eduarda Ribeiro Teixeira
Turma: 367 - Enfermagem
Resenha sobre o filme “Cisne Negro” O filme conta a historia de Nina Sayers, vivida pela atriz Natalie Portman. Ela é uma bailarina perfeccionista que deseja ser a estrela principal da peça “O lago dos cisnes”. Desde o inicio do filme é possível notar o conflito que ela tem com a sua mãe, Erica. Apesar de Nina já ter 28 anos, Erica a trata com uma criança, superprotegendo-a. Sua mãe também foi bailarina no passado, mas a carreira foi frustrada pela gravidez. Então, ela espera que Nina viva exclusivamente para o balé, transferindo para a filha o desejo que não realizou.
Nina já tinha a mente perturbada, tinha distúrbios de automutilação, mas isso se intensificou após ser escolhida para desenvolver o papel principal na peça. A pressão que a mãe e o diretor exerciam sobre ela, a levaram para o limite. Nina queria ser perfeita, e com o medo da frustação, começa a delirar. Ela cria outra realidade para ela, onde sonha ser o próprio Cisne, chegando a ter alucinações com penas nascendo em seu próprio corpo. Na peça, Nina precisa ser ao mesmo tempo angelical (cisne Branco) e demoníaca (cisne Negro). Ela não consegue apenas representar as duas coisas, então precisa se tornar, no real, duas pessoas diferentes. Era isso que o diretor queria, pois precisava convencer o público de que ela era apenas uma pessoa, mas completamente transformada quando surgisse como o cisne Negro. Thomas, o diretor, tentava instigar esse lado mais ousado e sensual em Nina, pois acreditava existir isso oculto na bailarina. Com isso, Nina começou a ter cada vez mais alucinações, porque seus delírios tinham origem na obsessão em mostrar a perfeição e superar as expectativas do diretor e ser superior as colegas, que ela acreditava serem invejosas.
Em algumas cenas, vemos Nina passando por ela mesma. Isso seria um sinal da sua transformação em duas pessoas diferentes interiormente. Ela não entende as alucinações - como no