resenha do filme avatar
Jake Sully é um ex-fuzileiro paraplégico, que vai a Pandora atrás de dinheiro para sua cirurgia. Só entra no Programa Avatar porque seu irmão gêmeo (cientista deste programa) morre e só ele poderá ocupar seu lugar devido ao DNA ser similar, e então poderá utilizar o Avatar do seu irmão. Primeiramente, Dra. Grace não gosta da ideia porque Jake não tem experiência nem conhecimento do povo nativo. Em um dos serviços, Jake é atacado por uma criatura e se perde do grupo. Acaba sendo salvo por Neytiri (Na’vi femea). Ela decide o levar para o clã por achar que ele tem algo que o liga ao povo. A partir de então ele passa a conviver e aprende os costumes.
O coronel Miles Quaritch promete ao Jake pernas novas caso ele faça com que o povo se retire da região (Casa da Àrvore) porque há uma grande concentração do minério neste lugar. Só que Jake começa a preferir o modo de vida dos Na’vi e se relaciona com Neytiri. O coronel descobre ao ver que ele ataca as máquinas que foram mandadas para destruir a Casa da Árvore e manda desligar seu Avatar. Dra. Grace e os outros cientistas tentam convencer que não pode destruí-los. Mas não tem jeito.
Os nativos os consideram traidores e os aprisionam. E agora a guerra começa entre os militares e o povo. Muitos morrem inclusive o chefe do clã (pai de