Resenha do filme anjos do sol
Rudi Lagemann nasceu em Cachoeira do Sul – RS, em 1960. Atualmente dirige a telenovela Rebelde da Rede Record de televisão. O filme em questão foi sua primeira obra e lhe garantiu o prêmio de melhor filme no festival de Gramada de 2006.
O filme de Lagemann retrata de uma realidade que pode ser chamada de trágica, mas que não está distante de ser comum em muitos lugares do Brasil, segundo os dados relatados no próprio filme. Esta obra trata de temas fortes que vai de prostituição, pedofilia e tráfico de mulheres até violência e analfabetismo.
A obra tem três momentos baseados no espaço: o primeiro quando Maria é vendida e Tadeu sai em busca de outras meninas, e as mesmas são levadas para serem leiloadas; o segundo quando Maria e Inês vão para a Casa Vermelha, bordel de Vila Socorro; e o terceiro quando Maria vai para o Rio de Janeiro e foge de lá.
A protagonista do filme, Maria, é vendida pelos pais para Tadeu, assim como outras meninas, e são levadas para a vida da prostituição. Entre estas meninas encontra-se, também, Inês que, juntamente com Maria, foi vendida para um Coronel e depois disso foram levadas à Casa Vermelha, um bordel da Vila Socorro, local de difícil acesso onde residiam muitos garimpeiros, situada na Amazônia.
A vida das mulheres deste bordel é tida como boa segundo o “padrinho” Saraiva, que as exploram fazendo-as “trabalhar” para ele.
Visto isto, não é surpresa a vontade das meninas de quererem fugir do lugar. Assim fez Maria e Inês, mesmo sabendo dos riscos. As duas meninas saíram mata adentro, mas foram encontradas pelo severo Saraiva, que castiga Maria pelo ato e mata Inês.
Passados tempos e ainda não satisfeita, Maria decide fugir novamente, e com a sorte de conseguir uma carona até a estrada consegue chegar ao Rio de Janeiro e encontrar Dona Vera, uma cafetina indicada pro uma amiga de Vila Socorro.
Maria, ainda não