Resenha do filme Alexandria
Vânia Sousa Nascimento
Hypátia a única personagem mulher do filme, que ensina filosofia e astronomia, veio a simbolizar a Tradição e a ciência, as quais os primeiros Cristãos identificaram como paganismo. Dentre os estudantes de Hipátia, encontravam-se cristãos. Um dentre eles foi Sinésio, que mais tarde tornou-se Bispo de Ptolemaida, Orestes que o amava, e mais tarde se tornou prefeito, e seu escravo Davus que era adepto ao cristianismo, Cirilo tornou-se o Patriarca Cristão de Alexandria. O poder político romano representado por Orestes se opunha ao poder político emergente do Cristianismo representado por Cirilo. Então iniciasse da violenta oposição entre a Igreja e o Estado. Seu status de professora e Iniciada, assim como o fato de ser uma mulher, tornou o ponto focal do ódio dos cristãos.
No primeiro momentos o politeísmo predomina, em um lugar publico os adoradores de imagens foram expostos, por um homem pagão quase ter sido queimado vivo, então houve uma revolta dos judeus, que acabou por destruir a biblioteca de Alexandria, hypátia não se preocupa com o conflito mais sim em salvar os escritos e livros da biblioteca, seu pai foi agredido por cristão, ela deu euforia ao seu escravo davus.
No segundo momento o cristianismo já é bastante predominante em Alexandria, onde o conflito entre o poder político e a religião entram em oposição, o prefeito chegou a ser apedrejado por não ser totalmente adepto ao cristianismo em seguir os conselhos de hytátia, então ele propôs a hypátia para que se convertesse ao cristianismo mais como ela não tinha fé, e gostava do fato dos cristão não questionar sua religião ela ficou neutra sua principal preocupação era com o moimento em torno do sol.
O líder cristão