Resenha do filme Alem da Alma Sigmund Freud
Este filme mostra a história do início dos estudos de Sigmund Freud no ano de 1885, período em que a maioria de seus colegas se recusava tratar pacientes histéricas, acreditando que seus sintomas eram meras apresentações para chamar a atenção. Esses sintomas eram vistos como uma doença que só acontecia com mulheres. Freud não conformado com este diagnóstico e ansioso por obter respostas para aquele fenômeno, vai a Paris estudar hipnose com o Dr. Charcot. Freud participava das reuniões e ficava deslumbrado com tudo que Charcot dizia sobre a histeria.
Para Charcot, a histeria foi descrita desde a antiguidade, onde pessoas com esses sintomas eram chamadas de bruxas, ou ainda que eram possuídas pelo demônio. Nessa época havia verdadeiras epidemias em que comunidades inteiras eram infectadas, mas não havia nenhum vírus, e sim, representava uma forma de relacionar a histeria com algo que eles não compreendiam. De acordo com Charcot, a histeria viola o princípio médico de que todos os sintomas devem ser de origem orgânica e o princípio psicológico de que a mente só é capaz de um pensamento de cada vez. Entretanto, os fatos não deixaram de existir e ele buscou provar que a histeria era uma doença mental e que a mente pode se dividir seguindo duas linhas de pensamento ao mesmo tempo. Charcot demonstrou que através da hipnose era possível provar que pacientes com histeria não sofriam de doenças orgânicas, mas sim, apresentavam sintomas que resultavam de idéias presas em suas mentes.
Acrescentou que pensamento e consciência são o mesmo, provando que a mente pode pensar durante o sono, mesmo que este tenha sido induzido pela hipnose. Por meio destas descobertas Freud revolucionou a maneira do ser humano ver a si mesmo dentro do infinito universo. Afirmou que as ações e os desejos humanos são frutos do nosso inconsciente e não da vontade e da vaidade humana. Freud prosseguiu em sua linha de pensamento e descobriu que o ser humano é dividido entre