Resenha: do ensinar geografia ao produzir o pensamento geográfico
CALLI, H. C. Do ensinar Geografia ao produzir o pensamento geográfico. In: REGON. N; AIGNER. C; PIRES C; LINDA H. (orgs). Um pouco do mundo cabe nas mãos, Geografizando em educação o local e o global. Porto Alegre: UFRGS, p. 58-73, 2003.
Sobre a autora:
Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1973), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1995). Pós-doutorado pela UAM - Universidade Autônoma de Madrid. Pesquisadora do CNPq. Atualmente é professora titular no DHE - Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências na UNIJUI e orienta no mestrado e doutorado em Geografia na UFRGS. Tem experiência de ensino e pesquisa na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, educação, ensino, aprendizagem e ensino de geografia, e em currículo e formação de professores, para o ensino superior e escola básica.
Resenha de Geografia: No texto Ensinar Geografia ao produzir o pensamento geográfico a autora Helena Callai apresenta de forma crítica um questionamento quanto a formação acadêmica do professor de geografia e a formação do bacharel em geografia, e afirma que “a formação adequada tanto para o técnico quanto para o professor deveria ser a mesma no sentido do conhecimento da ciência” (pág. 58) e que conceitos fundamentais da geografia auxiliam em ambas as habilidades. Callai através de questionamentos com acadêmicos do curso de Geografia da faculdade Unijui pode constatar que há dúvidas quanto a objetividade do conhecimento geográfico. As repostas dos alunos se limitam ao senso comum; a autora vê nisso um entrave, pois isso demonstra que o curso de formação de professores possui ideias vagas quanto