resenha do documentário sobre sun tzu
1. Se você não conhece o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.Para Sun Tzu se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo,em 100 batalhas você nunca estará em perigo.
2. A Arte da Guerra é uma questão de vida ou morte, um caminho para a Segurança como para a Ruína. Em nenhuma circunstância deve ser negligenciada.
3. O Mérito Supremo consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar.Para ele vencer 100 batalhas não era o auge da habilidade,mas sim,subjugar seu inimigo sem lutar.
4.Apenas gostar ou usar muito de palavras não basta, é preciso saber transformá-las em Atos e Ação.
5. Preparar iscas para atrair o inimigo, fingir desorganização e depois esmagá-lo.Quando perto, fazer ele acreditar que estamos longe. Quando longe, vice-versa...Se ele for superior, evite combate. Se ele for temperamental, procure irritá-lo. Finge estar fraco, ele se tornará arrogante. Se ele estiver tranqüilo, não lhe dê sossego. Ataque onde e quando ele se mostrar despreparado. Apareça quando não estiver sendo esperado.Para ele toda guerra é um engodo.
6. O Valor do Tempo – vale mais que superioridade numérica.Para Sun Tzu a superioridade numérica apenas não oferece nenhuma vantagem,por isso não avance contando somente com o poder militar.
7. Será vencedor quem souber quando e como lutar, não lutar, manobrar, preparar, e quem tiver capacidade militar, não sofrendo a interferência do Soberano...
8. O verdadeiro