Resenha do capítulo “a observação histórica” do livro apologia da história
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE HISTÓRIA VESPERTINO
DISCIPLINA 000000: TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA
Resenha do capítulo “A observação histórica” do livro Apologia da História escrito por Marc Bloch.
Matheus Monteiro Feitosa
Resenha do capítulo “A observação histórica” do livro Apologia da História escrito por Marc Bloch. 1) Apresente o autor compondo uma breve biografia intelectual assim como um comentário sobre suas obras mais relevantes.
Historiador, fundador da Escola de Annales, Marc Léopold Benjamim Bloch deixou inacabado um trabalho de metodologia histórica. Ele era judeu e se escondia sob o regime de Vichy, participou das duas grandes guerras, e na segunda guerra ele foi preso e morto, assim deixando Apologia da História inacabada. Neste livro, Bloch não se limita em definir o trabalho do historiador e definir a história, mas ele também mostra como a história deve ser e como o historiador deve trabalhar. Considerado o maior medievalista de todos os tempos, ele foi considerado um dos grandes responsáveis por inovações no campo do pensamento histórico. O primeiro livro do historiador, Os reis taumaturgos, considerado obra muito original, trás estudos históricos, sociológicos e psicológicos. Outra obra, considerada a mais importante, é Os caracteres originais da história rural francesa, se baseia na interpretação da paisagem rural e tipos de campos. E o último livro publicado por Bloch que trás um novo conceito de história é A sociedade feudal.
2) Destaque os argumentos principais de Marc Bloch e a forma como ele constrói seu texto.
No capítulo II Bloch fala sobre observação histórica, de conceitos gerais de observação do passado e construção do passado. Vestígios, testemunhos, relatos, narrativas, inúmeras características encontradas no presente que proporcionam ao historiador contato indireto com o passado, já que é impossível ele