Resenha Do Cap 4 ORIGENS DA HABITA O SOCIAL NO BRASIL

1569 palavras 7 páginas
RESENHA DO LIVRO
“ORIGENS DA HABITAÇÃO SOCIAL NO BRASIL”

SUMÁRIO

Página

1. Obra........................................................................................01

2. Dados sobre o autor...............................................................01

3. Resenha do capítulo 4............................................................02

1. OBRA

Autor: BONDUKI, Nabil.

Título: Origens da habitação social no Brasil. Arquitetura moderna, lei do inquilinato e difusão da casa própria.

Editora: Estação Liberdade, São Paulo; 4ª edição, 2004.

2. DADOS SOBRE O AUTOR

Graduação, mestrado e doutorado pela FAU-USP, onde atualmente é docente. Tem experiência na área de habitação e planejamento urbano.

01
3. RESENHA DO CAPÍTULO 4

“Origens da habitação social no Brasil” é uma análise de como se deu o processo da origem da moradia popular no país, no período do governo Vargas, mostrando suas intervenções através de iniciativas públicas. Mostra a transformação da questão da habitação em uma questão social.
Em novembro de 1938, o então presidente Getúlio Vargas proferiu um discurso sobre as casas de habitação social construídas pelas caixas, e que muito ainda deveria ser melhorado. Um assunto que interessava grande parte dos trabalhadores, fazendo com que Vargas “caísse no gosto do povo”.
Segundo ele, muito ainda deveria ser feito para que o custo dessas moradias diminuísse, porém sua qualidade fosse elevada. O presidente revela-se em oposição à “casas isoladas”, de modo a efetivar a produção em larga escala de conjuntos habitacionais.
Na época, a questão habitacional passava a se tornar algo de interesse público, uma questão social e política, pois o presidente mostrava um certo empenho em seus discursos e relacionamento com os trabalhadores, sempre dando grande importância ao tema.
Então, por conta do crescente processo de industrialização e urbanização, tornou-se intensa a produção em grande escala de moradias

Relacionados

  • A Hist Ria Perdida E Recuperada De Jesus De Nazar Juan Luis Segundo
    255641 palavras | 1023 páginas
  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas
  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas