Resenha Do Artigo
A Importância da Pratica de Educação Física No Ensino Fundamenta
2Lunardi C. dos Santos
No artigo a Importância da Pratica da Educação Física no Ensino Fundamental de Ingrid Vieira publicado na revista online Portaleducação fala q segundo a LDB(Lei de Diretrizes e Bases da Educação)a educação é dividida em três partes: infantil, fundamental e médio e em todas elas a Ed. Física é obrigatório pois toda a criança tem direito ao esporte
No primeiro Capitulo Educação Física Escolar, pagina três trás que o ensino da ed. física não era obrigatório para as séries inicias, sendo obrigatório somente no ensino fundamental(6º ao 9°ano)mas isso ia contra o regulamento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA-Lei nº8,069 de 13 de julho de 1990),que diz, ”a criança e o adolescente tem direito a educação, a cultura ,ao esporte e ao lazer”.(APOSTILAS & CURÇOS,1990,P6).
Praticar Ed. Física nas séries iniciais teria como princípio auxiliar na formação do homen, a descobrir-se, dominar suas habilidades e a se relacionar com, outras pessoas e também coo modo de conhecer o corpo humano. Então Ed. Física não e somente bagunça como uma grande parte da sociedade julga incorretamente como se fosse somente um momento de descanso para os professores de outras disciplinas e os próprios alunos.
Esse pensamento de Ed. Física ser somente descanso trás uma desvalorização do profissional de Ed. Física como se ele fosse responsável somente pelos momentos de laser. Não recebendo o seu determinado valor ,o profissional deve ter um conhecimento sobre quais exercícios tais crianças podem realizar, sobre o corpo humano e qual o ideal por trás de cada pratica e sua execução correta, pois a pratica de exercícios físicos de forma errada pode trazer grandes riscos a saúde.
E nas décadas de 70,80 a Ed. Física nas escolas era vista como um treinamento para formar futuros atletas sendo dedicada somente a alunos com certas habilidades sendo severamente seletiva, trazendo a visão de que