Resenha do Artigo
L.; LIMA‐FILHO, D. O.. Influência da higiene na escolha de restaurantes comerciais pelos consumidores. Revista Brasileira de Administração Científica, Aquidabã, v.3, n.3, p.56‐69, 2012.
RESENHA
O presente artigo aborda os principais pontos relacionados à higiene que influem na escolha dos restaurantes pelos consumidores. Publicado na Revista Brasileira de Administração Científica, enviado em 12 de agosto de 2012 e aprovado em 28 de setembro de 2012.
Segundo os autores o marketing dos restaurantes atuais deve considerar a satisfação do cliente, ou seja, produto e serviço com desempenho maior do que o esperado, para a atração e fidelização desse cliente. Para isso, é essencial que se considere as percepções dos clientes, que envolvem alguns fatores como: atributos do alimento, atendimento, ambiente, tempo de espera, segurança, cardápio, privacidade, atributos de bebida, satisfação, exatidão, decoração e limpeza (p.59, § 5º). No artigo, afirma-se que higiene e qualidade dos alimentos e do ambiente tem muita importância para a sobrevivência em longo prazo de um restaurante. E que a falta ou a deficiência de controle higiênico-sanitário é um dos fatores responsáveis por surtos de doenças transmitidas por alimentos.
A obra está subdividida em 6 partes: resumo, introdução, referencial teórico, metodologia, resultados e discussão, e conclusão.
Os autores começam com um breve resumo sobre todo o conteúdo, onde os leitores podem ter ideia do tema abordado, justificam a pesquisa como sendo baseada em um estudo anterior de Barber e Scarceli (2009) que apontou que os consumidores têm poucas oportunidades para avaliar a manipulação dos alimentos, as práticas de segurança alimentar e a limpeza global do restaurante, indicam as formas que foram feitas as pesquisas e seus resultados.
Em sua introdução, os autores fazem uma reflexão em relação à sociedade moderna e a industrialização, onde muitas pessoas deixam de realizar suas