Resenha do artigo: Notas da experiência e o saber da experiência
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA
Resenha do artigo:
Notas sobre a experiência e o saber da experiência
LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.
Jorge Larrosa Bondía é Doutor em pedagogia pela Universidade de Barcelona, Espanha, onde atualmente é professor titular da cadeira de Filosofia da Educação. Foi professor convidado em diversas universidades europeias e latino-americanas para apresentar sua perspectiva sobre educação, inclusive já esteve palestrando na Universidade Feeral do Rio Grande do Sul . É muito conhecido por suas publicações, dentre elas destacam-se: La experiencia dela lectura (1996), Pedagogia profana (1998), Ensayos sobre literatura y formación (1999), Habitantes de Babel: Políticas e poéticas da diferença (2001), Maria Zambrano: l’art de les mediaciones (2002), Linguagem e educação depois de Babel (2004), Entre Pedagogia e literatura (2005), A infância vai ao cinema (2006), Miradas cinematográficas sobre la infância: Niños atravesando el paisage (2007).
Neste artigo “Notas sobre a experiência e o saber da experiência”, Larrosa (2002) nos traz uma nova proposta de educação, baseada na experiência, onde ele aborda o que é experiência, quais os motivos que nos afastam da experiência, quem é sujeito da experiência e o que significa saber da experiência. Ele dividiu o artigo em sete partes para desenvolver estes assuntos.
Larrosa (2002) logo no início do seu artigo “Notas sobre a experiência e o saber da experiência” apresenta um pensar sobre a educação baseada na relação entre a ciência e técnica ou entre a teoria e a prática. Em seguida o autor propõe em seu trabalho o pensar na educação a partir do par experiência/sentido.
Larrosa (2002) define a experiência como “algo que nos toca e nos acontece”, ou melhor, algo “que se prova”. O autor compara a