Resenha do artigo de: mônica adriana salles
O artigo de Mônica Adriana Salles, apresenta em sua essência uma discussão acerca da importância da comunicação no contexto da relação entre gestor e colaborador nas organizações empresariais. Aborda que é fundamental o estabelecimento de comunicação, para troca de informações entre o gestor e seus funcionários, porque os empregados são parceiros e quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com aquela empresa, sua missão e seu negócio, eles estarão.
Sales comenta que a Comunicação interna amplia a visão do empregado, dando-lhe um conhecimento sistêmico do processo e, portanto, ela é fundamental para o sucesso das organizações, pois se torna fundamental para um bom resultado dos negócios e, além disso, tem a função de humanizar as relações de trabalho, já que é através desta comunicação que criam-se vínculos saudáveis na relação entre o gestor e o colaborador.
O chamado “clima organizacional”, também abordado no artigo, refere-se a natureza do envolvimento do líder com a sua equipe. Além do contato pessoal constante, um líder comunica-se em tudo o que faz, seja pelo seu modo de vestir, pelo tempo que separa pra ouvir sua equipe, pelas suas saudações até mesmo fora da empresa, enfim, são diversas as possibilidades de estabelecimento de comunicação. Assim, um líder que anseia por um bom clima organizacional de sua equipe, vai utilizar-se de cada oportunidade para fazer uma diferença positiva com as suas atitudes.
O artigo apresenta também dados de pesquisas realizadas entre milhares de funcionários e todas elas os resultados apontam para a importância da comunicação no contexto empresarial como promotora da satisfação que impulsiona para os resultados; e que os gestores devem ser os primeiros a promover esta interação. Isto porque, quanto mais o funcionário conhece a organização e seu papel nesta, maior será a sua motivação pra o alcance de sucesso nos resultados.
Diante das considerações articuladas