resenha diversidade nas organiza es
A diversidade está ligada nas tomadas de decisões, por isso é considerada como valor. As empresas altamente boas ergonomicamente para se trabalhar, visam discutir melhor a qualidade, competência, eficiência e resultado.
As empresas que valorizam as diversidades, procuram em seus candidatos o conjunto, não só o intelecto, mas também a inteligência emocional para se relacionar com as pessoas e também com situações difíceis.
A diversidade normalmente é associada a etnia das pessoas, porém, com a amplitude das diversidades, o conceito vem se expandindo e considerando também a condição socioeconômica a idade, estado civil, nacionalidade e orientação sexual, deficiências e visão do mundo. E isso vem mudando políticas das empresas, para se enquadrar a atualização das novas gerações.
Com isso, as empresas passam a recrutar profissionais que se encaixam em suas funções, pessoas que tem perfil de liderança, conciliadora, produtiva e etc.
A responsabilidade social é de suma importância para as organizações, pois é a base do compromisso contínuo e de qualidade de vida atual e das gerações futuras, englobando o comportamento ético.
Um ambiente com diversidade tende a ser mais produtivo e estimulante, favorecendo em parâmetros dos projetos e soluções. No entanto, é mais evidente as discriminações, pois mesmo com um mundo tão evoluído, pessoas conservadoras podem reprimir pessoas que acreditam que sejam fora de seus padrões.
Pelo lado econômico, a diversidade é representada como uma vantagem competitiva, aumenta o desempenho financeiro, rotatividade de colaboradores são reduzidas, tem maior produtividade, aumenta satisfação dos empregos nas atividades profissionais, valorização da imagem da empresa, adaptação do mercado, inovação e criatividade.