Resenha Direito
A questão lançada por José Joaquim Gomes Canotilho é sobre a atitude dos republicanos sobre a complexa questão dos direitos, liberdades e garantias dentro dos ideias republicanos. Primeiramente deve-se pensar se a teoria dos direitos fundamentais terá cabimento na história atual ou será tratada como ultrapassada. Teria o pensamento republicano que aliar a liberdade dos antigos (poder político) ao pensamento do modernos (pensamento liberal) ou apenas aceitar uma delas? Então seria ou não correto afirmar que existe uma teoria republicana de direitos, liberdades e garantias de acordo com os direitos fundamentais?
Toda essa questão se localiza na história política onde ideologias, valores e o imaginário se encontram. O sentido político do republicanismo se baseia na história do movimento republicano levando em conta como a teoria republicana dos direitos do homem ia da micropolítica a macro política, apontando atitudes individuais e coletivas. De fato a teoria republicana dos direitos fundamentais não se encontra apenas no imaginário, claro q seu lado ideológico é de total relevância, porém não se trata de algo intangível, tendo seus reflexos históricos.
Outra dificuldade deste tema seria a falta de fontes históricas coerentes à concepção republicana dos direitos fundamentais, dessa forma o tema precisa ser baseado a partir da análise de materiais dispersos sobre o assunto, tirar de pedaços históricos o sentido do republicanismo. Os historiadores dados a investigação da questão dos direitos e garantias fundamentais no republicanismo não demonstram nenhuma preocupação com o assunto. Porém, diferente deles, os constitucionalistas nacionais dedicam relativa atenção ao problema da existência ou não de uma verdadeira teoria republicana dos direitos fundamentais.
O fundamental desta tese é que a questão sobre a concepção republicana dos direitos tem sido mal