RESENHA DESCRITIVA DO FILME: AMISTAD
RESENHA DESCRITIVA DO FILME: AMISTAD
Amistad. Produção Steven Spielberg. Direção Steven Spielberg. Hollywood: Dream Work SKG, Home Box Office (HBO). DVD simples, 1997, (162 min), son, color.
Baseado em História verídica, tudo se inicia com um grupo de negros revoltados por serem capturados, tirados da sua terra para servirem de escravos, toma o navio negreiro espanhol chamado La Amistad, no comando matam a maior parte da tripulação e obrigam os sobreviventes a leva-los a sua terra natal. Por falta de comunicação e não experiência em navegações o grupo cinquenta e três negros foram novamente capturados por oficiais da marinha, e entregue a policia de New Raver, uma cidade dos estados unidos.
Sendo acusados de assassinato e pirataria pelo promotor público local começa então um luta judicial, onde o real motivo da disputa era a posse dos negros. Pleiteavam essa posse, o secretario de estado dos estados unidos representando sua majestade Isabel de Espanha, os oficiais da marinha americana que capturaram os cativos e os sobreviventes do navio La Amistar.
Durante esse processo entram em sena alguns defensores cristãos que são a favor dos negros. Dentre eles o abolicionista Theodore joadson (morgan Freeman), e o jovem advogado Roger Baldwin (Matthew McConaughey). Os escravos liderados por Cinque (Djimou Hounsou) desafiam as leis e sonham com a liberdade. Contam, para isso, com o auxilio inestimável do ex-presidente John Quincy (Anthony Hopkins). Um fato importante no processo foi uma petição entregue ao juiz que dizia que os negros foram comprados na cidade de havana em cuba. Com isso houve uma esperança para os negros, pois Roger Baldwin analisa que para aquelas pessoas serem escravos teria que nascido escravos, o mesmo prova que os negros não são de cuba, mas sim da áfrica. Com isso os negros saíram vitoriosos, porem o presidente dos estados unidos com intuito de se reeleger recorre a supremo tribunal federal.
Nesse