Resenha Democracia e Escola
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Coleção Polêmicas dos nossos tempos, 16ª ed. São Paulo, 1987.
RESENHA DE:
Vanessa Aparecida
O livro Escola e Democracia de Dermeval Saviani é composto pela apresentação e quatro capítulos: As teorias da educação e o problema da marginalidade; A teoria da curvatura da vara; Para além da teoria da curvatura da vara; Onze teses sobre Educação e Política. O livro contém ainda um apêndice e um anexo. O livro busca um diálogo entre o trabalho desenvolvido nas escolas com o processo de democratização da sociedade brasileira.
Na apresentação o autor dá um panorama do que será tratado no livro, ressaltando os capítulos e o local onde inicialmente os textos que compõem os capítulos foram publicados.
O primeiro capítulo é composto pelo artigo: “As teorias da Educação e o problema da marginalidade na América Latina”. Neste capítulo o autor fala sobre o problema da marginalidade, explicando os fatos através das teorias educacionais: as teorias não-críticas e as teoria críticas-reprodutivas, denunciando o problema referente ao número de crianças marginalizadas das escolas.
O segundo capítulo é composto pelo artigo: “Escola e Democracia ou a Teoria da Curvatura da Vara”, aqui o autor enumera três teses: Filosófico-histórica; Pedagógico-metodológica; Especificamente política. Saviani problematiza o ensino desenvolvido no interior da escola de primeiro grau, pensando politicamente as funções desse ensino. O objetivo do autor neste capítulo é contestar as crenças da escola nova que se tornaram hegemônicas para muitos educadores. Com estas teses, Saviani trabalha as consequências delas para a educação brasileira.
O terceiro capítulo intitulado “Escola e Democracia para além da Curvatura da Vara”, é enfatizado aqui ainda mais a teoria da Curvatura da Vara. Aqui Saviani faz uma retomada das três teses trabalhadas no capítulo dois com o objetivo de superá-las, enfatizando que é necessário curvar-se para o lado