RESENHA. DEBATE SOBRE LINGUAGEM E PENSAMENTO
JULIO CESAR DE SOUSA 201201179904
RESENHA
.
RIO DE JANEIRO
JUNHO/2014.
ALUNOS:
JULIO CESAR DE SOUSA 201201179904 Trabalho de apresentado em exigência da disciplina: Psicologia Do Pensamento e da Linguagem.
Ministrada pela professora Richard Couto.
RIO DE JANEIRO
JUNHO/2014.
DEBATE SOBRE LINGUAGEM E PENSAMENTO PENNA, Antonio Gomes. Introdução à psicologia da linguagem e do pensamento / Antonio Gomes Penna – Rio de Janeiro: Imago Ed. 2003. 144 pp. O livro introdução à psicologia da linguagem e do pensamento foi escrito em português, o autor Antonio Gomes Penna, é professor Emérito do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua edição foi em 2003 no Rio de Janeiro, em português no Brasil.
O autor começa na introdução do seu livro diz que: “O objetivo desta introdução histórica é o de mostrar como tanto a linguagem como o pensamento foram extremamente considerados ao longo da evolução da filosofia grega, atravessando o medievalismo e chegando a alcançar imensa importância no começo da filosofia moderna, com Descartes.”(p.14 par.2). O autor vai citar outros pensadores e principalmente Chomsky. Uma das questões que Chomsky propõe em “liguage and Mind” (Le Langage ET La Pensée) logo em seu inicio é de saber se a língua apenas expressa os processos que definem a atividade do pensamento, que então se revelariam como independente, ou se ela se identifica totalmente com esses processos ou atividades. (p.21 par.1).
O autor também vai mencionar as objeções de Chomsky ao Estruturalismo descrita da seguinte forma: “as objeções contra o Estruturalismo, Chomsky propõe em Syntactic Structures, publicado em 1957. Conceituando-a com perspectiva que se centraliza, principalmente em trabalhos classificatórios e descritivos, Chomsky logo destaca nele três proposições fundamentais do “Transformacionalismo”. A primeira é a de que o objeto da