RESENHA DE “CURRÍCULO E AVALIAÇÃO”, DE FERNANDES E FREITAS
RESENHA DE “CURRÍCULO E AVALIAÇÃO”, DE FERNANDES E FREITAS
Fabiana de Almeida Monteiro ¹ fabiana_rsgt@hotmail.com 1. INTRODUÇÃO Tendo em vista que o termo “avaliação” é bastante amplo, porém com implicações bem diferentes, o texto Currículo e Avaliação em suas 25 páginas, escrito por Claudia de Oliveira Fernandes e Luiz Carlos de Freitas, proporcionará de forma um tanto particular uma boa reflexão em relação a avaliação escolar com base no cotidiano da escola, com o propósito de “fazer pensar” o leitor acerca do currículo escolar.
Fernandes, professora doutora do departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), é líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Avaliação e Currículo – GEPAC – e pesquisadora do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral, ambos na UNIRIO. Também atua nas linhas de pesquisa em Políticas públicas de educação e(m) tempo ampliado, Práticas educativas e(m) tempo ampliado e Práticas educativas, linguagens e tecnologia. Possui cerca de cinquenta e nove produções desde 2011 até o atual ano.
De acordo com as informações disponíveis pelo próprio autor, Freitas é formado em Pedagogia e mestre em Educação, concluiu o doutorado em Ciências (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo em 1987. Em 1994 concluiu tese de Livre-Docência e em 1996 seu Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo, período em que combinou estudos sobre teoria pedagógica em Moscou. Atualmente é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atua na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem e de Sistemas. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da