resenha de o curioso caso de benjamim button
Morpheus um dos personagens que protagonizam o filme vê em Neo o escolhido para resgatar o homem, do mundo presente: mundo virtual, projetado pela mente, segundo a teoria Matrix, mundo de ignorância e obscuridade. Articulador da destruição do sistema Matrix, Morpheus tem o propósito de acordar o homem para a verdadeira realidade que estabelece um futuro, futuro este, comandado pela máquina onde os seres humanos são mantidos em cápsulas e sua energia utilizada para a manutenção do sistema.
Matrix não pode ser considerado uma ficção cientifica, pois ele sugere uma fatalidade e todas as tendências do autor estão recheadas de conhecimentos tecnológicos e desafios às leis da física, fundamentadas nos conceitos da metafísica, não muito longe dos computadores inteligentes já projetados pela tecnologia atual, e que pode contribuir, segundo os cientistas, na origem dos primeiros protótipos de uma inteligência artificial.
Toda sociedade é construída por um modelo padronizado sistemático, que se constituem em verdades indiscutíveis e o homem manipulado por suas regras e paradigmas de origens ignoradas, mas simplesmente impostas as segue automaticamente. Só então à luz do conhecimento da verdade, o homem transcenderia às aparências para trazer à tona sua própria realidade.
Analogamente, deduz-se que este mundo, é de fato uma virtualidade, e essa visão inspira concluir que, o homem poderá estar vivendo uma realidade virtual: o mundo de Matrix. Tal qual o Mito da Caverna onde Platão descreve
próprias sombras projetam, e assim permanecem: presos á própria ignorância sobre seres humanos acorrentados que conhecem apenas o que as suas
O filme envolve uma série de aspectos