RESENHA DE A TRINDADE DE AGOSTINHO
Fonte: De Hipona, Agostinho. Santo Agostinho: A Trindade Livros IX-X-XII
Editora Paulus, Ano De Publicação: 1997
Livro...IX
A Trindade de Santo Agostinho (Agostinho De Hipona) dos capítulos IX, X e XII especificamente, é de fato os trechos que mais conotam a filosofia cristã propriamente dita desse autor. No livro IX, Agostinho demonstra a tentativa (e de fato consegue), mostrar detalhes e argumentos que nos mostra a complexidade da Trindade, ele facilita nossa compreensão dessa complexidade, afirmando que em nossa alma está todo o segredo da Trindade, ou de certa forma, na alma contém toda a explicação da Trindade.
Ainda no livro IX, ele faz citações por exemplo de São Paulo, onde reforça sua teoria sobre a perfeição divina, ou seja, a meta do ser humano de alcançar essa perfeição, mas que para isso, seria necessário se dispor do esquecimento, deixar tudo para trás e seguir essa doutrina tão aspirada pela fé. Em alguns trechos do livro IX ele refuta as dúvidas sobre a Verdade, ou seja, a não temeridade da credulidade dessa verdade, seria justamente a manifestação da fé perante a busca e o encontro da verdadeira verdade através, e tão somente, da fé. O ponto chave dessa credulidade, uso a palavra “ponto” no singular propositalmente, considerando que Agostinho em um dos trechos do Livro IX, dentro do assunto da verdade, afirma que Pai, Filho e Espírito Santo são um só, ou seja, é Deus. No decorrer dos capítulos ele também põe em dúvida a unicidade do amor e da mente como unicidade, ou como ambíguos. Essa é uma das partes mais interessantes dos capítulos seguintes desse livro.
Livro...X
A grande questão abordada nesse Livro X da Trindade é sobre o autoconhecimento, o “conhece-te a ti mesmo, dessa forma, segundo Agostinho, conhecendo-se a si mesmo, se estaria conhecendo a alma, e consequentemente, ao conhecimento de Deus. Por isso a indagação forte que é feita nesse livro, “Como Se Ama A Alma, Se É