Resenha de Psicologia
Os estilos de personalidade, por sua vez, podem ser vistos como um conjunto de traços que se organizam de determinadas formas. Uma parte significativa do estudo da psicologia incide sobre a forma como estes traços de personalidade e as situações diárias se influenciam.
São três os fatores que influenciam a personalidade, eles estão relativamente interligados, embora a influência desses fatores seja diferente nos diferentes indivíduos e nas diferentes fases da vida, a saber: influências hereditárias, meio social, e experiências pessoais.
Influências hereditárias
Na determinação do temperamento estão as variações individuais do organismo, concretamente a constituição física e o funcionamento do sistema nervoso e do sistema endócrino, que são em grande parte hereditários. O meio social
O meio social desempenha um papel determinante na construção da personalidade. Esta forma-se num processo interativo com os sistemas de vida que a envolvem como a família, o grupo de amigos, a escola, o trabalho, etc.
Experiências pessoais
Ao longo de toda a vida decorrem acontecimentos que marcam a personalidade de quem os vive, tais como mortes, violações, frustrações, cura de uma doença grave, divórcio, etc. A forma como representamos essas experiências o modo como conseguimos (ou não) superá-las e integrá-las na nossa vida são o reflexo de uma personalidade.