Resenha de psicodiagnóstico
A autora inicia falando sobre o significado da entrevista de triagem para o cliente, que ao que relata, o cliente não leva muito em consideração, como não sendo muito significativa para ele.
E que a entrevista de triagem deveria ser vista como uma consulta psicologica, tendo em vista que o cliente está buscando por uma ajuda imediata, e por experiencias em outras instituições, ele sabe que o atendimento é demorado, devido a fila de espera.
Um caso que a fez se preocupar com o modelo da entrevista de triagem, foi quando uma senhora chega na clinica-escola onde ela trabalha, e pede para ser atendida pois precisava de ajuda. Como de praxe a recepcionista coloca seu nome da fila de espera.
Então a autora que é psicologa nessa clinica, vendo o estado dessa senhora: deprimida, cabelos sem pentear, postura curvada. Resolve entao atende-la nesse momento que ela busca ajuda. Entre as queixas relatadas estavam alguns sintomas de depressão, onde ela relata estar sem animo para levanta-se da cama, de se arrumar, de cuidar da casa e dos filhos.
Em um primeiro momento, ela se ve impotente frente a essa senhora, e ela pensa em qual profissional encaminha-la, se teria que ter tratamento medicamentoso ou não. Muitas duvidas invadem seus pensamentos durante o relato da senhora.
Em um certo momento percebemos que há uma irritação da autora em relação a fala da senhora, que é como se fosse uma afronta, e lhe da vontade de dizer a ela para ela “acordar para a vida”. Porem neste momento ela percebe que ela não esta escutando a senhora, ela esta pensando no encaminhamento, então ela volta sua atenção para a senhora e começa a uma escuta diferente. Juntas elas começaram a discutir opções de mudança, que nem tudo estava perdido, que como ela