resenha de propaganda
XXII Encontro Nacional de Engenharia de produção, Curitiba- PR,23 a 25 de outubro de 2002. Luiz Carlos Pistóia de Oliveira, prof. Dr. PPGEP – UFMS, Rudimar Antunes da Rocha, Prof.Dr DCA/PPGEP-UFSM e Universidade federal de Santa Maria – PPGEP.
O Texto mostra que o cliente interno é tão importante quando o cliente externo, pois para buscar um melhor serviço com qualidade superior, tornou-se mais importante desenvolver a melhoria interna das organizações.
O Grande diferencial competitivo das empresas são as pessoas e a forma como as mesmas percebem a sua empresa. Esta percepção tem um valor marcante no empenho e obtenção de resultados positivos a imagem da empresa e ao fortalecimento da marca.
A força do marketing central considera que as pessoas que trabalham na organização são responsáveis pelos serviços prestados, pelos produtos oferecidos e são cobrados constantemente por padrões de qualidade. Desta forma, surge à importância de criar mecanismos que atendam as necessidades dos funcionários, desenvolvam uma imagem positiva da empresa frente ao publico interno e melhorem o processo de comunicação, o Endomarketing que consistem em ações do marketing voltadas ao publico interno da empresa. Não é possível fazer marketing externo sem o compromisso do corpo de funcionários com o principal objetivo da organização que é criar e manter clientes.
Uma forma organizada de atingir a cooperação interfuncional, é desenvolver a noção de cliente interno, melhorando as relações cliente/ fornecedor dentro da empresa.
O Funcionário pode ser visto como um mercado interno e este devem ser eficazmente preparados para contatos externos, pois marketing interno eficiente se torna um antecedente a marketing externo eficiente. Técnicas de marketing externo podem ser usadas internamente, principalmente nas áreas de promoção e comunicações. Neste sentido, podem ocorrer premiações internas com viagens, escolha de funcionário do mês,