Resenha De OSM
Curso de Administração
ETRUTURA ORGANIZACIONAL E EQUIPES DE TRABALHO: ESTUDO DA MUDANÇA ORGANIZACIONAL EM QUATRO GRANDES EMPRESAS INDUSTRIAIS
Ana Flávia Evangelista Campos
Anne Caroline da Silva
Domênico Caputo
Francielly Flavia de Oliveira Filho
Nathalia Cristina Lopes Santo
Belo Horizonte
2013
RESENHA
Como colocado por Hoffman & Kaplinsky um dos principais mecanismos organizacionais para a melhoria da competitividade é a adequação da estrutura ao foco de atenção da empresa, isto é, aos objetivos que se pretende atingir, buscando a obtenção de vantagens da diferenciação estrutural.
As adaptações das estruturas organizacionais refletem a um impacto sensível na forma pela qual o trabalho é organizado (Marx 1997), onde uma das alternativas a este impacto é a formação de equipes de trabalho.
As quatro empresas pesquisadas são referencia no que diz respeito ao posicionamento no mercado concorrencial.
Empresa 1: Multinacional Sueca com sede em Estocolmo, que produz eletrodomésticos. Visando aumento na produção ela diminui os níveis hierárquicos e algumas atividades foram terceirizadas, também ocorreu uma descentralização, com isso a empresa diminuiu sua estrutura e obtiveram algumas vantagens neste processo, essa mudança é intensa, onde a formação foi fundamental para a flexibilidade dos processos de produção. Essa empresa tem uma cultura onde os colaboradores têm mais participação e voz ativa, seu líder é rotativo e isso faz com que haja um maior estimulo para que todos realizem as atividades propostas. Por ser muito ligada ao processo de produção (área operacional) a desverticalização foi de grande ajuda, mais colaboradores tem que conhecer a cultura da empresa e se alinhar com ela, assim o processo de mudança estrutural acontecera da melhor maneira possível.
Empresa 2: Multinacional Alemão que iniciou suas atividades no Brasil em 1953, montava automóveis de peças importadas da Alemanha. A empresa deixou de comprar motores