resenha de motivação
Motivação é uma força intrínseca, ou seja, a ação parte de dentro para fora do indivíduo e não de fora para dentro. Quando ocorre o contrário, ou seja, a ação ocorre de fora para dentro do indivíduo, muitas vezes contrariando sua vontade, dizemos que existe estímulo ou incentivo. A diferença entre essas duas forças é a chave para analisar uma parte do comportamento profissional de alguém.
Numa Organização, tanto os empregados como os administradores trabalharão de forma mais eficiente se executarem tarefas mais especializadas e repetidas, se dispensarem sua atenção e suas energias em tarefas complexas.
Talvez o profissional sinta-se motivado se tiver a liberdade de conduzir algum projeto específico. Talvez ele se sinta motivado, caso obtenha um aumento de salário ou ganhe uma premiação, um elogio ou novos desafios. O que importa é descobrir o que motiva o profissional, e devem estar envolvidos o departamento de Recursos Humanos e a liderança daquele profissional - o primeiro em função da experiência em Gestão de Pessoas e o segundo em função do contato mais próximo com o profissional desmotivado.
A Teoria de Taylor pecou bastante pela tentativa de simplificação da conduta do ser humano, afirmando ser necessário para tanto, apenas um bom sistema de recompensa ou punição, pois trabalhava com a hipótese de que o homem é racional e passivo, preferindo a segurança de uma atividade precisa aos riscos que acompanham a liberdade.
Em consequência desta divisão excessiva de trabalho, levou a conclusão de que o modelo de administração cientifica era inadequado para motivar o empregado.
GRUPO EDUCACIONAL UNIESP – IESA
CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Curso Online FGV – Gestão de Pessoas
Motivação nas Organizações
Roseane Barbosa Melo
SANTO ANDRÉ / SP
2014
Roseane Barbosa Melo
Curso Online FGV – Gestão de Pessoas
Motivação nas Organizações
Curso Online FGV Gestão de