Resenha De Metodologia
O texto de Antônio Joaquim Severino fala sobre a ciência como construção do conhecimento a sua formação histórica, seus métodos e procedimentos. Vamos observar que a ciência surgiu na modernidade, opondo-se à modalidade metafísica do conhecimento. Portanto ela precisa se apoiar em alguns pressupostos filosóficos, adotar práticas metodológicas e procedimentos técnicos. Em decorrência desses pressupostos filosóficos, veremos como a ciência passou a encarar o homem como objeto de conhecimento, constituindo as Ciências Humanas. Assim a ciência se constitui aplicando técnicas, seguindo métodos e apoiando-se em fundamentos epistemológicos, por essas razões várias são as modalidades de pesquisa para se aplicar a determinadas pesquisas científicas.
Observamos que o método científico é um elemento fundamental para se chegar a verdades científicas, pois é através dele que a ciência será diferenciada do senso comum e das demais formas de conhecimento. O método científico trata-se de um conjunto de procedimentos e técnicas. O método científico compõe-se de dois momentos: o momento experimental e o momento matemático, no momento experimental estão em uso à fase indutiva do método, já no matemático a ciência constrói-se a partir de sua fase dedutiva. Esses métodos forneceram subsídios para que a ciência tivesse pleno êxito, servindo de base para seus avanços.
A ciência surgiu na Modernidade, opondo-se as formas de conhecimento existentes, substituindo à metafísica. A partir dessas perspectivas desenvolveram-se as Ciências Naturais e as Ciências Humanas, à última alegando que o homem e as suas manifestações deveriam ser tratados como fenômenos idênticos aos naturais. Mas para que a ciência existisse de fato ela precisava se