resenha de marketing
O artigo mostra o quanto empresas têm uma visão distorcida ou curta do mercado em que atuam. Pensando somente no produto e esquecendo os clientes e os mercados. Esta miopia consiste na atitude de concentração nos produtos da empresa, sem atender aos mercados, aos clientes e à concorrência, impedindo a definição adequada das possibilidades de mercado.
O artigo mostra ainda exemplos de empresas que atuavam em mercados prósperos, mas que foram praticamente descontinuados devidos a erros de administração e erros na visão de futuro do próprio negócio.
2. Qual o foco do autor?
O autor destaca vários exemplos de miopia em marketing, e destaca idéias muito pertinentes, principalmente para a época em que foi escrito. Muitas dessas idéias são válidas até os dias de hoje. As afirmações são fortes e atingem diretamente a camada gerencial preocupada com o planejamento e futuro das organizações onde trabalham.
Perigos causados pela falta de visão administrativa em relação as reais necessidades do mercado. Limites impostos pela visão curta das empresas em relação ao cliente. As empresas estavam mais preocupadas com o produto do que com o cliente.
O autor quis passar a idéia de que a eficiência da produção não é garantia para a empresa no longo prazo, pois as necessidades dos consumidores também mudam e a empresa precisa estar atenta para se antecipar a essas mudanças e sair na frente dos concorrentes. Para isso o contato com o cliente é imprescindível para coletar informações importantes para atender as necessidades dele.
A estagnação das ferrovias é um exemplo muito importante citado pelo autor, pois mostra como a visão somente no produto e não no cliente, afeta diretamente a continuidade próspera de uma organização. Neste caso era um mercado consolidado, mas que não prosperou e não acompanhou as novas necessidades dos clientes, perdendo espaço para novos meios de transporte como as auto-estradas, caminhões e aviões