RESENHA DE LIVRO
Nome Completo: Luana F.dos Santos Alves
RA:5820165126
E-mail: Luana_fsalves@hotmail.com
Data: 18/11/2013
Curso: Design Digital
Série: 5°
Relatório e/ou Comprovante da Atividade Desenvolvida Livro: Realidade e Ficções na Trama Fotográfica
No livro Realidades e Ficções na Trama Fotográfica, o autor Boris Kossoy fala sobre as ficções da fotografia, confirmando que todas as imagens, mesmo as mais estéticas ou documentais são montadas, ou seja, preparadas e modificadas.
No livro, mostra cinco textos que compõem uma espécie de síntese das considerações teóricas do autor, sistematizadas em trabalhos mais completos, como Fotografia e História. A fotografia é aí analisada como fonte histórica, como documento do qual se serve o historiador.
Ele explica que o fotógrafo sempre procura o melhor ângulo, uma melhor visão ou um melhor enquadramento e que as fotografias se prestam para ilustrar ficções e invenções sobre o mundo. Neste sentido, o documento é muito relativo, pois geralmente retrata algo a partir da realidade conforme a ideologia, e as bagagens culturais e estéticas do autor. E como será utilizada nos meios de comunicação, com uma legenda que não bate com a foto, que não tem nada a ver com aquilo que aconteceu? Este trabalho visa mostrar esta condição real da fotografia, que é de construir realidades e, portanto, ficções.
De acordo com Kossoy, o documento nunca vai se perder, ele também afirma que não é que a fotografia mente, mente aquele que está por trás da câmera pois a fotografia só mostra a captura de uma cena de uma mecanismo óptico, quem atribui a descrição é autor da foto ou aquele a quem ela será entrega ou para quais fim ela será usada.
A fotografia será mais instrumento de prova daquilo que se pretende mostrar como verdade. Com o avanço da tecnologia digital, as fotografias cada vez mais imitarão a vida de uma forma perigosa, porque se podem criar situações que nunca