resenha de livro: O universo dos Quanta
Uma breve história da Física moderna
Autores: Olival Freire Júnior
Rodolfo Alves de Carvalho Neto
O livro se refere ao impacto da Física Quântica na sociedade contemporânea que se estende desde aplicações tecnológicas já incorporadas ao nosso cotidiano, como o transistor e o laser, até a discussão de temas eminentemente filosóficos, como o fatalismo e humanismo. Entre 1900 e 1927, essa teoria física, passou a ocupar lugar central nas teorias científicas existentes.
O autor coloca que a teoria quântica é essencial na formação de Físicos e Químicos e que também contribuiu para a constituição de uma nova disciplina, a Biologia molecular, auxiliando no desvendamento da estrutura da molécula , do código genético, o DNA.
Relata que todos os físicos de destaque do século XX, entre os quais Plank, Einstein, Bohr, De Broglie, Heisenberg, Schrödinger, Dirac, Born, Pauli e Feynman, tem o nome de algum modo, associado a Física dos Quanta.
O autor define a Física Quântica como a disciplina científica que estuda as propriedades dos corpos muito pequenos, a exemplo das moléculas, dos átomos e das partículas ainda menores que o átomo.
Além disso, ela estuda as interações entre esses corpos e a luz ou outras formas de radiação eletromagnética. Dessa forma, a Física Quântica é a ciência do mundo microscópico.
Atualmente, os cientistas buscam aplicar essa teoria a desenvolvimento do universo- a cosmologia- para entender as suas origens.
O autor propõe ao leitor elaborar a própria definição do que seja essa ciência. De uma forma interessante, essa viagem ao universo dos quantas, nos desperta a procura de outras referências que possam desvendá-las.