Resenha de karl marx
Para Marx, o sistema de produção capitalista, tinha um grande foco que era o lucro, e nele a exploração gerava a mais-valia, horas a mais trabalhadas sem remuneração, e a alienação gerava a mercadoria. Ele estudou direito e filosofia, e foi nesse momento que conheceu Hegel, um dos estudiosos por quem Marx se interessa, porém se decepciona tempos depois.
Quando era editor-chefe da Gazeta Renana, estudou sobre os Junkers -latifundiários- os quais ganharam na justiça sobre possuir quase todos os terrenos, sem que a população menos fortunada pudesse ter algum terreno para si.
Logo após o acontecido, veio a decepção de Marx com Hegel, pois este colocava sempre as ideias como algo absoluto, enquanto Karl dizia que quem faz as produções são aqueles que trabalham. O conceito básico de Marx é o Materialismo histórico (concreto), que foi o marco histórico que visava explicar as mudanças e o desenvolvimento da história, utilizando-se de fatores práticos, tecnológicos e modo de produção. Na perspectiva do materialismo histórico, as mudanças tecnológicas e do modo de produção são os dois fatores principais de mudança social, política e jurídica. O materialismo histórico é associado ao marxismo e muitos acreditam que foi Karl Marx que desenvolveu esta teoria. Porém, o desenvolvimento desta teoria esta presente na história da sociologia e antropologia. Porém, o materialismo histórico se popularizou com o desenvolvimento do marxismo no final do século XIX e começo do XX.
Quando vai para França