Resenha de filosofia
1º Semestre Pedagogia
No inicio conseguimos perceber que existe um grande número de pessoas que deixam de seguir os preceitos da igreja e começa a trilhar seu próprio destino, apoiados em vários pensadores que demonstravam seus saberes diante do povo.
As produções já se iniciavam em pequenas manufaturas, que posteriormente se transformariam nas indústrias, posto que já havia um grande acumulo de ouro e prata naquela época devido as grandes produções.
Passando pela contra reforma, período em que a igreja católica deu inicio a um ataque em massa contra o protestantismo, que teve seu inicio por meio de Lutero, onde pessoas eram julgadas e posteriormente queimadas na “fogueira santa”.
Período da história em que a igreja católica retirou suas escolas do campo para as cidades, dando inicio as primeiras faculdades conhecidas até aquele período.
Porem temos como principal teórico da educação nesse período Comênio, que com suas teorias e obras, demonstrou seus conhecimentos sobre a sociedade.
Avançando um pouco mais, nota-se que a escola tinha como objetivo ensinar as classes superiores por um período de tempo maior, ao contrario das escolas populares, que visavam os ensinos práticos apenas para o desenvolvimento de trabalhos manuais, o que naquela época era de alguma importância.
Ao passo em que tudo se transformava a indústria precisava de mão de obra qualificada para que pudessem continuar a expandir suas produções, foi então que o estudo técnico foi proporcionado a todo povo de baixa renda.
Temos por fim, a idade contemporânea que traz consigo a burguesia como classe dominante, as fabricas eram cada vez maiores assim como a exploração sobre os empregados, fazendo com que surgissem as primeiras associações de trabalhadores, transformando-se em sindicatos logo em seguida como conhecemos hoje.
Sabemos também que os problemas com a educação nos seguem ate os dias atuais, como podemos sustentar essa possibilidade, de