Resenha De Filosofia
EDUARDO LOPES DOS REIS
HISTORIA DA FILOSOFIA
GUARULHOS
2014
CEFORTE-CENTRO DE FORMAÇÃO TEOLOGICA
EDUARDO LOPES DOS REIS
RESENHA FILOSOFICA
Trabalho apresentado em cumprimento as exigências da disciplina de História da Filosofia, sob a orientação do Prof. Mauro Souza.
GUARULHOS
2014
CEFORTE – Centro de Formação Teológico
Curso Livre em Teologia
Disciplina: História da Filosofia
Semi Presencial | 1º ano turma 18
Aluno: Eduardo Lopes dos Reis
Guarulhos: 23/11/2014
Sumário
Positivismo
Idealismo
Materialismo dialético e histórico
Niet zsche
Existencialismo
Filosofia Analítica
Escola de Frank Furt
Filosofia Pós Moderna, Pós Modernidade
Positivismo
O Positivismo é a doutrina criada no século 19, na França, por Augusto Comte, em suas duas obras principais, o Sistema de Filosofia Positiva e o Sistema de Política Positiva. A filosofia positiva ou positivismo corresponde a uma forma de entendimento do mundo, do homem e das coisas em geral: ele entende que os fenômenos da natureza acham-se submetidos a leis naturais, que a observação descobre, que a ciência organiza e que a tecnologia permite aplicar, preferencialmente em benefício do ser humano. As leis naturais existem nas várias categorias de fenômenos, que Augusto Comte distinguiu em sete: há fenômenos matemáticos, astronômicos, físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos. Estas categorias de fenômenos envolvem a totalidade dos fenômenos naturais que o Positivismo reconhece como, todos eles, submetidos a leis naturais. O Positivismo considera que, quanto ao entendimento dos fenômenos, quanto à forma de explicar o mundo, o progresso da humanidade consistiu em partir-se da concepção teológica e chegar-se à filosofia positiva.
Idealismo
O idealismo foi um movimento filosófico que valorizava muito as ideias ou concepções humanas. O movimento do idealismo está relacionado com a capacidade