Resenha de economia politica
Livro Fundamentos da Economia
Capitulo 2: Evolução do Pensamento Econômico: Breve Retrospecto
Na antiguidade a economia era estudada como parte da filosofia social, moral e ética. Nessa época estão permeados de questões referentes à justiça e a moral.
O Mercantilismo foi uma política para atrair e manter metais preciosos em um país. Considerava-se que o governo de um país seria mais forte e poderoso, quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos.
A Fisiocracia surgiu como reação ao mercantilismo. Os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza. * François Quesnay foi o fisiocrata de maior destaque. * Encorajava-se a agricultura e exigia que as pessoas empenhadas no comércio e nas finanças fossem reduzidas ao menor numero possível. * Período de transição entre feudalismo e capitalismo.
Adam Smith: * Primeiro a elaborar um modelo coerente do sistema capitalista. * Defendia a livre concorrência e a não intervenção do Estado na economia, para ele o papel do Estado era apenas a de proteção da sociedade. * Suas idéias serviam de base para a teoria do valor-trabalho (a causa da riqueza é o trabalho humano). * O princípio do liberalismo.
David Ricardo: Foi quem primeiro formatou a teoria do valor do trabalho de forma coerente. * Defendia que embora todas as mercadorias que tinham valor tivessem utilidade, a utilidade não estabelecia o valor. * Tratou dos problemas do comércio internacional (teoria das vantagens comparativas). * Seus estudos deram origem a duas correntes antagônicas: a corrente neoclássica e a corrente marxista.
John Stuart Mill: Foi o sintetizador do pensamento clássico. Sua obra define melhor as restrições, vantagens e funcionamento de uma economia de mercado.
Jean-Baptiste Say: popularizou a chamada lei de say: “A oferta cria sua procura” é um dos pilares da