RESENHA DE ECOLOGIA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – SETEC
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ.
Resenha do texto: “Ecologia aplicada a agroecossistemas como base para a sustentabilidade”
CASTANHAL – PA março de 2014
O texto “Ecologia aplicada a agoecossistemas como base para a sustentabilidade”, mostra como os conceitos ecológicos usados na agricultura podem promover menores gastos energéticos, buscar estabelecer interações positivas, aumentar a biodiversidade para chegar a um modelo de agricultura sustentável.
A agricultura é uma atividade fundamental para nossa existência, pois é a partir dela que são produzidos os nossos alimentos.
Nas ultimas décadas a agricultura vem passando por um forte processo de modernização, utilizando sementes melhoradas geneticamente, uso de fertilizantes químicos, herbicidas, inseticidas tudo isso buscando maiores produções para atender ao aumento da demanda devido o aumento populacional. Entretanto, para atingir esses altos níveis produtivos, as paisagens naturais sofrem modificações drásticas, pois esse modelo de agricultura na maioria das vezes utiliza o sistema de monocultivo, que necessitam de grandes quantidades de produtos químicos sintéticos, e os mesmos são utilizados sem levar em conta os problemas que podem causar em longo prazo, para o ambiente e a saúde humana, não somente da região onde são utilizados, mas também de regiões próximas, como por exemplo, a deriva dos produtos pulverizados na área do plantio, que atinge áreas vizinhas.
Devido aos vários problemas causados por esse modelo moderno de agricultura, nos últimos anos têm-se tornado evidente que o mesmo precisa ser mudado, sendo necessária uma visão mais ecológica, buscando um modelo sustentável de produzir. Surge então a agroecologia, baseada na ecologia procurando entender as relações e interações entre os componentes dos ecossistemas, levando esse