Resenha de coutinho
Salvador/Bahia 2011
Coutinho, Maurício Chalfin. As origens da Economia Política Clássica. In:___. Lições de Economia Política Clássica. São Paulo: Mucitec; Campinas: Editora da Unicamp. P. 15-37.
Em meados do século XVIII, estava estabelecida uma nova maneira de abordar as questões econômicas. Desde o século anterior, temas econômicos eram abordados em panfletos sem pretensão de que isso viesse a se tornar uma disciplina acadêmica. A situação muda rapidamente nos entornos de 1750, quando começam a surgir os grandes pensadores e estudiosos que viriam a formular teorias que tentavam explicar a realidade econômica da época, partindo da observação do que vivenciavam.
É nesse âmbito que o professor Maurício Coutinho, nas partes iniciais do Capítulo 1 do seu livro Lições de Economia Política Clássica, propõe uma análise e definição do ponto de partida da economia política. Num primeiro momento, o autor realiza uma periodização ao tratamento de temáticas econômicas concentrada nos séculos XVII e XVIII, e revela a existência de alguns obstáculos antepostos à discussão das origens da economia política que inevitavelmente provocam controvérsias.
O primeiro obstáculo apontado por ele é a prisão da nossa visão sobre o passado aos enfoques atuais. Coutinho refere que: “O que entendemos como “ciência válida” hoje afeta e condiciona as interpretações sobre o passado, produzindo-se uma multiplicidade de “histórias do pensamento econômico”, em que os autores e sistemas analisados aparecem sob ângulos distintos (e às vezes inconciliáveis).”(p.19).
A natureza da ciência é o segundo obstáculo citado por Coutinho. O material analisado é histórico, o que significa que sofre contínua transformação e tem sua vigência datada. Ao expor