Resenha de automação industrial
CONTROLE DA IRRIGAÇÃO VIA PLC COM ACIONAMENTO REMOTO DE VÁLVULAS
LATCH POR RÁDIO FREQUÊNCIA
Como vimos no artigo o CLP não tem somente a função de automatizar os processos, mas também e não menos importante de tornar esses processos, antes desvantajosos e cheios de perdas, em processos de grande precisão.
A automação no geral não vem somente nesse sentido de controlar o processo e fazer com que as perdas sejam reduzidas, como citado na introdução o CLP pode influenciar em questões ambientais, como o consumo de água, que antes com processos mais antiquados era de certa forma descontrolado, causando um gasto necessário, principalmente nos processos de irrigação.
O CLP é em sua básica definição um aparelho que armazena informações para coloca-las em prática em um sistema, ele implementa através de uma memória programável (em Ladder) funções específicas, como lógica, sequenciamento, temporização, contagem e aritmética, controlando por meio de entradas e saídas (módulos) máquinas e processos.
Ao ser utilizada a comunicação sem fio com o PLC o processo fica mais simples e mais viável e pela ausência de cabeamento se ausentam também diversos problemas na instalação dos mesmos e manutenção durante o processo de irrigação, como em alguns casos específicos de plantio.
O sistema o qual tratamos foi desenvolvido na Universidade do Ceará e contou com um CLP e para ocorrer a comunicação sem fio foram utilizados dois módulos embarcados que tinha como núcleo o micro controlador PIC18F4550 muito utilizado nos laboratórios de eletroeletrônica. A transmissão é feita por um transceptor e as válvulas utilizadas são do tipo Latch como pede o próprio nome do aparelho, elas são econômicas no quesito energia pois são energizadas somente na abertura e no fechamento. O sistema consiste basicamente do acoplamento do módulo mestre com o PLC onde as entradas das válvulas do módulo mestre serão ligadas no PLC, o módulo mestre então fica responsável por