Resenha DAMATTA
A IDENTIDADE BRASILEIRA
João Pedro Santana Costa
O livro O que faz o brasil, Brasil? trata da questão da identidade, da cultura e da relação dos brasileiros com os acontecimentos do cotidiano. Essa obra foi publicada em 1986, pelo importante antropólogo brasileiro Roberto DaMatta e editado pela Rocco. Possui 08 capítulos, além das palavras finais. O livro foi ilustrado por Jimmy Scott, um chileno que trabalha com ilustrações desde 1958 e atualmente entre algumas editoras, como o jornal O Globo, e a publicidade, segundo a pequena biografia que é exposta no final do livro.
Primeiramente, DaMatta faz uma explicação em relação ao título do livro, que ele mesmo chama de “enigmático”. O título do livro traz uma distinção entre o Brasil com “B” maiúsculo do brasil com “b” minúsculo, sendo o primeiro algo complexo, um país, cultura, local geográfico... Enquanto o segundo seria um mero espaço de terra sem nenhuma perspectiva de desenvolvimento. Depois disso, DaMatta expõe a forma pela qual o brasileiro se relaciona na casa e na rua, espaços que compõem a identidade brasileira, sendo que na rua encontra-se o trabalho, que é visto pelos brasileiros como algo semelhante à tortura. O autor ainda esclarece questões do âmbito racial no Brasil, da democracia racial; de como o brasileiro se expressa através do código da comida e da sexualidade; de que forma o carnaval e os momentos de festa são vistos no Brasil; do jeitinho brasileiro de se alcançar determinados objetivos e da eclética fé do povo brasileiro.
O autor apresenta questões particulares da identidade brasileira de forma clara e evidente nos momentos atuais, o que permite uma melhor compreensão sobre as características do Brasil e o que compõe a nação, assim como os problemas enfrentados no país, como o preconceito racial. Segundo DaMatta, o preconceito racial no Brasil é muito mais “sofisticado” do que em outros lugares, como os EUA,