Resenha da obra-entre a ciência e a sapiencia
Rubem Alves. Entre a ciência e a sapiência: O Científico. São Paulo,Loyola,2002.
Resenhado por: Ana Rita Sena de Oliveira______________________________________
Neste texto o autor Rubem Alves mostra uma interessante busca de duas pessoas por respostas em relação o que ciência aceita e o que mesma não aceita, que é através dos estudos reais e que se concretizam que o cientifico comprova sua teorias e o escritor mostra por meio de suas próprias experiências, através das respostas reais obtidas ,o que não aceitável pelo científico.Muitas coisas são ignoradas pelos cientistas ,porém as coisas do mundo são muito mais do que o esperado pelos conhecimentos científicos
O que é científico?” (I)
O texto contempla uma dialética muito interessante entre duas pessoas buscando respostas ao que é aceito ou não pela ciência. Para tanto utiliza um conto indígena explanando o assunto “o diferente”, o homem em seu contexto não aceita “o diferente”. Principalmente por só acreditar no palpável ou comprobatório. Em que não se deve ter nenhum tipo de mudança, quando mais estático melhor, o dinâmico é inaceitável. O científico comprova suas teorias com estudos concretos e reais, enquanto o escritor é um sonhador, ou melhor explicando, escreve através de suas experiências, logo não é aceito pelo científico. O cientista busca respostas fazendo experiências com a realidade.
O conhecimento não está somente na linha de raciocínio, é algo amplo e constantemente está em transformação, pois o que é certo hoje amanhã pode não ser, ou ter outra explicação. As linhas de raciocínio podem ser diferenciadas? Sim, cada qual com o seu devido valor, para poderem em um dado momento dialogizar e tirar o melhor dos diferentes raciocínios, pois o tal do “pior” não tem existência de fato. Em todo conhecimento propõem-se uma parte valorativa. É vitupério afirmar tudo está acabado, principalmente quando se trata do conhecimento.
Na terceira parte intitulada ?Aos que moram nos