Resenha da obra comunicação e televisão: desafios da pós-globalização
CAPARELLI, Sérgio; LIMA, Venício A. de. Comunicação e Televisão: desafios da pós-globalização. São Paulo: Hacker, 2004. 162p.
Televisão, como objeto de estudo, pode ser analisada de várias maneiras, quer como um campo de saber, como instituição, como tecnologia ou produto cultural, entre outras. Neste livro, Capparelli e Lima utilizam todas elas, mas sem perder o foco da linha que vem direcionando suas investigações sobre esta mídia, qual seja a de aproximá-la com a economia e a política.
Os dois autores localizam sua análise no período que denominam de pós-globalização. O corte histórico proposto por eles parte da reorganização internacional do capitalismo, depois dos anos 80, chegando até nossos dias, marcados pela digitalização da televisão aberta (2003).
O livro está dividido em duas partes. Na primeira, intitulada “As comunicações no Brasil pós-globalizado: continuidade ou mudanças”, os autores fazem uma análise dos meios de comunicação no Brasil, referindo-se ao período atual como pós-globalizado para indicar um novo período dentro de um mesmo processo, o da globalização ou mundialização do capital e suas conseqüências. Nesta etapa, objetivam responder três perguntas: como a globalização se manifesta no setor de comunicações em nível mundial? Como a globalização do setor de comunicações se expressa (ou não) no Brasil dos anos 80 até o presente? Quais as tendências de médio e longo prazo do setor no Brasil, tendo em vista as perspectivas de continuidade ou mudança?
Para responderem a estas questões dividiram o processo de globalização em quatro tipos de manifestação: o tecnológico, o dos atores, o de des-regulamentação e privatização, e o da concentração da propriedade, analisando-os de forma integrada. Concluem esta etapa projetando para o setor de comunicações no Brasil um período tanto marcado por continuidades, devido as características históricas (concentração da