Resenha da Lei de Salamanca
CENTRO EDUCACIONAL DE APOIO PEDAGÓGICO
COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA
TEMA: “ FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA”
LOCAL: GOIÂNIA DATA: 20/03/2013
DIRETORA EDUCACIONAL: Drª. Profª. Mr. Lourdes Ribeiro
PROFESSORA: Elenildes Bento Pinheiro Velozo
Aluno ( a ) : Magna Martins Cunha
Resenha crítica sobre “ Declaração de Salamanca”- Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas.
Declaração de Salamanca
Diante da necessidade de que pessoas com deficiências sejam parte integrante do sistema educacional , é que várias declarações das Nações Unidas , culmiraram um documento sobre “ Regras Padrões sobre Equalização de Oportunidades para Pessoas com Deficiências”, onde a participação de governos, grupos de advocacia, comunidades, pais e de organizações de pessoas com deficiências é de suma importância,a chamada “ Declaração de Salamanca”.
De acordo com a Declaração de Salamanca, toda criança tem direito à educação, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem, assim como toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem, que são únicas. Crianças com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, centrada na capacidade de atender suas necessidades. Essas escolas que possuem orientação inclusiva, constituem os meios mais eficazes de combater a discriminação . Os governos devem priorizar essas escolas com o devido apoio político e financeiro. Além de garantir treinamento de professores , tanto em serviço como durante a sua formação, a fim de incluir a educação especial dentro das escolas.
A inclusão dentro das escolas brasileiras, não funciona como deveria. Há um certo descaso por parte do governo, que nos tempos atuais não considera a educação como prioridade. Isso fica só no discurso político. Com isso, a própria comunidade e a unidade escolar, não se sentem encorajadas para colocar a inclusão em