Resenha Curriculo Forma O E Inclus O
Curso: Pedagogia
Disciplina: Estudos em Currículo.
Professor : Vilmar L. Britto
RESENHA: “Currículo, formação e inclusão: alguns implicadores.”
Alunos(as) 2º Período
- 207499, Eliane Araújo Rodrigues
-208102, Luana dos Santos Rodrigues
Cachoeiro de Itapemirim – ES Novembro /2014.
A educação inicia-se na família, passa pela escola através do educador e tem a finalidade de desenvolver as potencialidades das pessoas. Existem alguns implicadores que influenciam esta educação, o currículo, a formação e a inclusão.
O estudo da educação é um tema muito debatido, onde cada assunto pode se tornar polemico. De acordo com a Lei nº 9.394/96 onde se estabeleceu uma nova LBD (Leis de Diretrizes de Bases), afirma currículo como um processo formativo que se desenvolve no individuo em qualquer atividade escolar, colocando-o no espectro de determinações sociais, históricas e de produção contextual, ou seja, cada aluno com sua especificidade, tem autonomia para entender e aprender de forma aleatória e interdisciplinar, sem paradigmas ou regras pré estabelecidas, o professor como mediador consegue exercer e participar essa nova perspectiva de currículo em sua sala de aula, diferente da antiga lei de 1996 que concebia o currículo como um conjunto de disciplinas , listagens de matérias e matérias fixadas.
Assim como Michael W. Apple afirma que, o currículo nunca é simplesmente uma montagem neutra de conhecimentos, que de alguma forma aparece nos livros e sala de aula de um país.
Podemos então entender que uma boa construção e, prática do currículo, necessita de uma boa formação profissional dos professores, onde os mesmos colocaram em pratica todos os seus conhecimentos. Como já diz a autora Maria Aparecida de Menezes, o professor interpreta, traduz o que recebe para então planejar e articular sua pratica.O professor seleciona os conteúdos e os interpreta de acordo com seus próprios códigos sociais e morais, sua