Resenha crítiga frogotto
709 palavras
3 páginas
Universidade Federal do Espírito SantoCentro de Educação
Marceli Pani Stulzer
a relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica
Resenha apresentada para disciplina Trabalho e Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, sob a orientação da Professora Doutora Eliza Bartolozzi Ferreira, como requisito parcial para avaliação da disciplina.
Vitória
2010
FRIGOTTO, Gaudêncio. A relação da Educação Profissional e Tecnológica com a Universalização da Educação Básica. Edu. Soc., Campinas, Vol. 28, n. 100 – Especial, p. 1129 – 1152, out. 2007.
Esse artigo mostra o resultado de uma pesquisa realizada sobre sujeitos do ensino médio e a relação quantidade e qualidade na educação básica, bem como, os debates sobre as políticas de educação básica e técnico-profissional nas últimas três décadas.
Fundamenta-se em trabalhos de pesquisa e estudos e em debates em diferentes espaços ligados aos movimentos sociais e ás lutas dos trabalhadores, especialmente os da educação. O autor destaca os debates promovidos pela ANPED, CBES, ANDES, CNTE e à revogação do Decreto n.2.208/97.
A pesquisa apresenta a preocupação do autor em mostrar que a educação básica no Brasil ultimamente está sem qualidade e os projetos de educação profissional e tecnológica formam apenas “cidadãos produtivos” submissos e adaptados às necessidades do capital e do mercado. A classe burguesa no Brasil não necessita da universalização da escola básica, pois, precisam da hegemonia política e ainda combatem aqueles que querem uma escola pública, unitária, universal, gratuita, laica e politécnica.
Oliveira (2003) afirma que os setores modernos e integrados da economia capitalista, alimentam-se e crescem apoiados e em simbiose com os setores atrasados, assim, os setores denominados de atrasados, improdutivos e informais se constituem em condição essencial para a modernização do núcleo integrado ao