resenha crítica
Curso: Letras
Disciplina: Prática Pedagógica IV
Docente: Maria Felícia Romeiro Mota Silva
Resenhado por Jussara Patrocínio dos Santos.
SOCIEDADE dosPoetas Mortos (Dead Poets Society,). Direção: Peter Weir. Produção: Silver Screen Partners IV, Touchstone Pictures. Elenco: Robin Williams, Robert Sean Leonard, Ethan Hawke, Josh Charles, Gale Hansen,Dylan Kussman, Allelon Ruggiero, James Waterston, Norman Lloyd, Kurtwood Smith, Carla Belver, Leon Pownall, George Martin, Joe Aufiery, Matt Carey e outros. Roteiro: Tom Schulman. Trilha Sonora:Maurice Jarre e Tom Schulman. EUA: Buena Vista, Disney Video, c1989. 1 DVD (129 min), color.
Sociedade dos Poetas Mortos relata a historia de uma renomada escola, a Academy Welton, uma tradicionalescola preparatória para meninos, onde apenas se preocupava em passar seus ensinamentos de maneira mecanizada, deixando de lado a formação do aluno crítico como ser pensante da sociedade. Com a chegadado novo professor de Literatura Inglesa, o Sr Keating, com seus métodos inovadores, onde o seu foco maior era formar alunos pensantes e não copistas ele acaba entrando em confronto com a ortodoxadireção da escola, pois a mesma baseava seus ensinamentos nos princípios da tradição, da honra, disciplina e excelência. Com os revolucionários métodos de Sr Keating, os alunos começaram a ter uma visãodiferente do que era realmente aprender. E ao falar da Sociedade dos Poetas Mortos, ele instiga de maneira involuntária os seus alunos que a partir de suas significativas reuniões, passaram a ver o mundode maneira diferente acreditaram que poderiam sonhar e realizar os seus sonhos também.
O filme Sociedade dos Poetas Mortos mostra toda a realidade uma escola autoritária e tradicionalista, onde avisão correta era a dos professores e os sonhos a serem realizados eram simplesmente a continuidade dos sonhos seus pais. A Academy Welton tinha seus princípios educacionais baseados nos quatro...