Resenha Crítica
BACHARELADO CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Docente: Andreia Moniky
Discente: William Fagner de Araújo BORTONE-RICARDO, Stela Maris. A sociedade brasileira, características sociolinguística. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo; parábola editorial, 2004, p.13 a 20. A autora e pesquisada Stella Maris diretora do Instituto de letras da UnB nos anos 1993 até 1997, traz aos leitores um trecho do livro de Carmo Bernades, o Rememórias Dois, buscando trabalhar a competência comunicativa dos seus alunos e posteriores leitores.
O trecho em questão trata de uma das primeiras experiências escolares, do autor Carmo Bernades. Nele encontramos uma grande variação linguística, onde o uso de palavras arcaicas e de cunho regional além de trechos mais comuns a comunicação oral passam a ser algum comum dentro do texto; como nos trechos “Entrei numa lida dificultosa,” e “Acho bem que foi desse tempo o mal que acompanha até hoje de ser recanteado e meio mocorongo.” Dessa forma a autora leva o leitor a pensar de forma reflexiva sobre as diferenças e característica da língua portuguesa.
O texto contempla de forma concisa seus objetivos, que são mostrar que a língua portuguesa se apresenta de diferentes formas, ela vai variar dependendo da região que você estar situado, ou com quem você esteja dialogando, pois algumas palavras vão caindo em desuso para a sociedade moderna, porém muitos idosos ainda fazem uso das mesmas. Outro fator que nos mostra a competência do texto é que as expressões regionais são muito fortes em quase todos os lugares, levando assim o leitor a se identificar com o texto.