Resenha crítica
Revolução dos bichos
O filme se passa num ambiente rural, e gira em torno de fazendeiros e bichos. Nesse ambiente os bichos são explorados em seus trabalhos rurais.
Ao longo do filme os bichos se revoltam com tal situação de exploração e decidem criar um novo ideal que se nomeia por animalismo. E com um líder muito convincente chamado Majô conseguiram expulsar os donos. A partir daí eles criam um novo sistema de convivência com suas próprias leis, mudaram até o nome da fazendo para “Fazenda animal”. Eles obtiveram sucesso no inicio, mas depois de um tempo como diz o ditado “o sucesso subiu a cabeça”, os animais começaram a se comportar como seus antigos donos, cometeram atitudes que até eles julgavam anteriormente.
Após a morte do porco líder Majô as situações pioraram, pois sucessores decidiram explorar seus semelhantes assim como os antigos donos, e eles conseguiram fazer com que os animais achassem normal tal situação. Os porcos se tornaram tão parecidos com os seres humanos que até começaram a andar com duas pernas.
Podemos concluir que está sociedade de animais, é parecida com a nossa, pois podemos perceber que o sistema usado inicialmente na fazendo era o capitalismo, onde os animais eram explorados,assim como acontece com parte da população, o porco Majô quis mudar e conseguiu e instalou o sistema socialista onde todos seriam iguais sem distinção alguma e se respeitariam. Mas quando Majô morreu a fazenda desandou e instalou se um governo parecido com o totalitarista, pois os porcos tomaram o poder e fizeram de tudo para seus próprios benefícios, e alienaram os animais da fazenda fazendo os acreditar que tal situação era normal, e ninguém poderia se impor, ninguém tinha voz. Os porcos adotaram tanto o comportamento humano que passaram até a andar com duas pernas. Podemos perceber que os que não tem voz são dominados e explorados assim como em nossa sociedade.
Beatriz Souza.