Resenha Crítica
Quatro capítulos do livro Comunicação e identidade: Quem você pensa que é? MARTINO, Luís Mauro de Sá. São Paulo: (Paulus, 2010). E um artigo: A comunicação pelo meio. MORIN, Edgar.
Antonio Messias Costa NEVES
Comunicação e identidade é uma obra que pensa identidade a partir da comunicação mostrando como a cultura da mídia se articula com as práticas do cotidiano. O seu autor é o jornalista, doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP, Luís Martino. É autor de outras obras na área de comunicação como Mídia e poder simbólico (2003), Comunicação: troca cultural? (2005) e Teoria da Comunicação (2009). Estudou como bolsista-pesquisador na Universidade de East Anglia, Inglaterra, onde começou a escrever sua ultima publicação, Comunicação e identidade: quem você pensa que é?
Esta obra, segundo Martino é um panorama das ideias sobre como se constrói e se define uma identidade a partir da comunicação. Logo na introdução, o autor, a partir de uma série de questionamentos, vai evidenciando os motivos pelos quais a escreveu. O primeiro desses questionamentos está no subtítulo (quem você pensa que é?). Mas por que “quem você pensa que é?” Martino não estava perguntando sobre essência ou síntese, ele se refere a algo além do que possamos imaginar. Em uma conversa com um professor em Norwich, Martino descobriu que, no imaginário deste – e de boa parte do velho continente –, o Brasil não fica no Ocidente e sim no “Sul”. Isso é uma dica do autor, ele diz que nós pensamos somos algo, mas acedamos deixando claro que nós realmente não sabemos quem somos.