Resenha crítica
RESENHA CRÍTICA: A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
Resenha crítica apresentada como requisito de avaliação do curso de MBA em Gestão de Negócios Internacionais do Centro Universitário UMA para obtenção de créditos na disciplina GESTÃO DO CONHECIMENTO.
Professor orientador: Eduardo Andrade.
BELO HORIZONTE 2012
A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003. 426.
Chun Wei Chun, em sua obra “A Organização do Conhecimento” (SENAC, 2003.) destrincha a perspectiva da teoria organizacional e da ciência da informação, mostrando que a organização do conhecimento institui as qualidades necessárias para o crescimento sustentável no ambiente dinâmico que hoje envolve todas as empresas. Seu texto abrange, de maneira sistemática e contextual, como a informação é utilizada pelas organizações para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. Na síntese da obra, vê-se descrito cada conceito e como estes estão diretamente ligados aos indivíduos que atuam na empresa. O processo de criação de significado, construção do conhecimento e tomada de decisões é cíclico e parte do pressuposto que existe um problema/incômodo que irá gerar a busca por informações em diferentes fontes no meio externo das organizações. A partir daí, as necessidades e usos da informação devem são analisados dentro do contexto profissional, organizacional e social dos indivíduos, para então haver – ou não – a tomada de decisões. Porém, a síntese do texto é muito abrangente e lida sistematicamente com processos específicos que quase nunca são claramente visíveis e separados quando aplicados nas organizações. Fala-se sobre a necessidade do individuo buscar informação no ambiente externo, mas pouco considera seu nível hierárquico, seu grau de instrução e seu poder de influência na organização.